• R. Paraíba, 492 - S Cristóvão, Lages, SC
  • (49) 3223-1840

Blog

  1. Início
  2. Blog
image description

Você sabe como declarar imóvel financiado? Muitos brasileiros sentem dúvidas relacionadas a essa tarefa e buscam esclarecimentos sobre como fazer a declaração.  

Ao preencher o formulário de declaração do Imposto de Renda, a primeira coisa a ser feita é separar a escritura de aquisição para lançar os valores na parte de "Bens/Direito". Se você ainda não tiver esse papel em mãos, faça a declaração de compra e venda, que dá posse parcial do imóvel.

Caso você tenha adquirido um imóvel, não se esqueça de lançar as informações sobre o valor da propriedade, do vendedor, endereço e a forma de pagamento, à vista ou financiado. Vale lembrar que é importante declarar o valor quitado desde a primeira prestação paga diretamente à construtora.

Para declarar um imóvel financiado, apenas o valor pago no ano anterior deve constar no Imposto de Renda. Por exemplo: caso você tenha pago 12 parcelas de R$ 3 mil reais entre janeiro e dezembro de 2018, o montante a ser declarado será de apenas R$ 36 mil.

O valor total não pode ser declarado por um motivo simples: como o imóvel ainda não terminou de ser quitado, ele ainda não pertence totalmente ao proprietário e, sim, ao banco ou instituição financeira.

Acesse o nosso site e fique por dentro de dicas e informações contábeis.