• R. Paraíba, 492 - S Cristóvão, Lages, SC
  • (49) 3223-1840

Blog

  1. Início
  2. Blog
image description

O Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central, começou a funcionar no dia 16 de novembro de 2020 em todos os bancos e instituições financeiras. Com ele, você poderá transferir dinheiro e realizar pagamentos em questões de segundos, a qualquer momento do dia e nos sete dias das semanas. Conheça cinco curiosidades sobre o Pix.
 

1. Transferências 24 horas por dia, todos os dias da semana
Diferentemente de transações como o DOC e o TED, que permitem os usuários realizarem transferências apenas em dias úteis, o Pix permitirá que os clientes façam transações bancárias todos os dias da semana, até mesmo em feriados, e o melhor de tudo: fora do horário comercial. Além dessa vantagem, as operações deverão ocorrer em questões de segundos.

 

2. Sem taxas bancárias
Com o Pix, o valor a ser pago ou transferido sairá diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de um intermediário. Dessa forma, eles ficarão livres de pagar taxas nas transferências para outros bancos, por exemplo.


3. Não é necessário instalar aplicativo do Pix

Entenda, para realizar suas operações bancárias com o Pix, você não precisará instalar outros aplicativos, até porque os Apps de todos os bancos, inclusive o seu, contarão com essa funcionalidade do Pix.
 

4. Não é necessário fornecer informações para transferências
Quando realizamos uma TED, por exemplo, precisamos informar o nosso nome completo, CPF, número da agência e da conta, correto? Com o Pix, será diferente, pois só será necessário fornecer a chave, que servirá como forma de identificação do usuário cada vez que ele for realizar uma operação bancária.

Essa chave deve ser cadastrada por algumas informações dos usuários, como: endereço de e-mail, CPF, número de celular ou por um alfanumérico aleatório
 

concedido pelo Banco Central. Ou seja, será possível ter mais de uma chave do Pix utilizando esses dados. Por exemplo, você pode ter uma chave no Nubank utilizando seu CPF, e outra no Santander usando seu e-mail.

5. Portabilidade para as chaves do Pix
Assim como dissemos anteriormente, o usuário pode utilizar outro dado para cadastrar uma nova chave em outra conta ou banco. Sendo assim, não será possível utilizar a mesma chave para contas distintas e/ou em bancos diferentes.
Apesar disso, o Pix permite que o usuário cadastre, exclua, solicite portabilidade e reinvindique titularidade das suas chaves. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu banco e encontrar essa funcionalidade na área destinada ao Pix. Caso não encontre essa opção, atualize o seu aplicativo.
 

Acesse nosso site, fique por dentro das notícias do mundo contábil.